O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE O JEJUM INTERMITENTE

June 14, 2018

 

Jejum intermitente, uma prática muito em moda que consiste em ficar em jejum durante muitas horas tem sido adotada por muitas pessoas que querem emagrecer.

Na minha opinião não é a solução mais acertada, pois qualquer privação de alimento no primeiro momento pode levar a uma redução de peso, o problema está na consequência desta privação.

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que sou contra qualquer radicalismo em relação à alimentação, principalmente quando o objetivo é a busca de um “corpo perfeito”, se é que ele existe.

A maioria das pesquisas em relação ao jejum foram feitas em roedores e apesar de terem sido associadas a redução de doenças cardiovasculares, o problema está justamente na consequência de um ser humano ficar sem comida.

Nós precisamos nos alimentar, nosso cérebro precisa de energia, e diante de uma privação ele vai se defender, diminuindo nosso metabolismo e aumentando a fome. O risco de compulsões aumenta e a relação com a comida fica diferente.

Para reforçar os efeitos negativos causados pelo jejum intermitente, recentemente uma nova pesquisa, liderada por Ana Cláudia Munhoz Bonassa, pesquisadora da Universidade de São Paulo, constatou, em um estudo com ratos, que o jejum pode prejudicar a atividade normal do pâncreas e a produção de insulina, podendo elevar o risco de diabetes tipo 2.

Ao final de três meses os ratos perderam peso sim; no entanto, os cientistas verificaram que a quantidade de tecido adiposo no abdômen aumentou; encontraram danos nas células pancreáticas secretoras de insulina, níveis mais elevados de radicais livres e sinais de resistência à insulina.

Infelizmente quando se trata de perda de peso, não existe nenhuma fórmula mágica. Desconfie sempre de qualquer dieta, método ou programa rápido de redução de peso, pois as consequências podem ser graves.

 

 

Please reload

Our Recent Posts

12 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR O CONSUMO DE VEGETAIS

October 30, 2018

O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE O JEJUM INTERMITENTE

June 14, 2018

FESTA JUNINA, O SABOR DE UMA TRADIÇÃO

June 5, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload