MEDO DE SE ALIMENTAR: UM MAL DESNECESSÁRIO

May 25, 2018

Cada vez mais, os alimentos são fontes de preocupações às pessoas! E o medo de comer se estabeleceu de uma maneira, como se o hábito de se alimentar fosse ruim!

Comemos desde quando nascemos e o faremos até morrer. Deveria ser tranquilo, uma prática diária, respeitando o que gosta, respeitando a fome e a saciedade. E sim, priorizando o consumo de alimentos in natura e minimamente processados! O excesso de informações infundadas geram confusões e interpretações errôneas.

De alguns anos para cá, tudo virou vilão e o terrorismo se instalou; “a carne causa câncer”, as “verduras têm agrotóxicos”, o “carboidrato engorda”, o “glúten faz mal”, o “leite nem pensar”, o “açúcar vicia” e assim por diante. Gerando nas pessoas até mesmo um pavor, e no final das contas você já deve saber o resultado; tantas restrições acabam com um belo assalto a geladeira. A compulsão se instaura e o ciclo restrição e consumo em excesso acabam fazendo parte de uma rotina que podem perdurar anos.

Ter uma alimentação adequada e conseguir assim a tão almejada saúde, não é deixar de comer um alimento específico ou muitas vezes cortar um grupo inteiro de nutriente! É preciso resgatar a cultura do cozinhar, compartilhar a refeição à mesa, voltar a valorizar a excelente combinação do arroz com feijão, respeitar a vontade e se permitir comer de forma incondicional.

Um único alimento ou nutriente não é capaz nem de te deixar saudável nem de te deixar doente. É a sua alimentação como um todo e a relação que se tem com ela é que vão fazer toda a diferença.

Por isso, seja criterioso quando ler ou ouvir alguma informação sobre certo tipo de alimento, e coma, pois comer é necessário, bom e prazeroso! O alimento não é o seu oponente, não tenha medo dele!

Quando você se permite comer, a relação com a comida muda, fica diferente! A quantia consumida começa automaticamente a ser menor, pois você sabe que pode comer no momento que quiser!

 

 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

12 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR O CONSUMO DE VEGETAIS

October 30, 2018

O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE O JEJUM INTERMITENTE

June 14, 2018

FESTA JUNINA, O SABOR DE UMA TRADIÇÃO

June 5, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload