DIETA, MOCINHA OU VILÃ?

April 11, 2018

A obesidade tem crescido em nosso país. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 35 anos a obesidade subiu de 5,4% para 21% da população.

Com o objetivo de controlar o excesso de peso, vários recursos vêm sido amplamente utilizados, como remédios, cirurgias, programas de emagrecimento e as famosas dietas restritivas.

Acredita-se que a primeira dieta com o objetivo de emagrecer tenha sido datada por volta de 1727, e desde então, muitas dietas surgiram e outras foram reinventadas.

Por muito tempo acreditou-se que para emagrecer é necessário fazer restrição; no entanto,

a conta não está batendo; afinal se a dobradinha de fechar a boca e malhar fosse tão eficiente como se vendem, a estatística não estaria em escala ascendente!

A verdade é que qualquer tipo de dieta funciona, só que em curto prazo! O emagrecimento não se sustenta por muito tempo, recuperando todo o peso perdido.

Você ou alguém que conhece já deve ter passado por essa situação! Durante o processo de restrição, um enorme sacrifício é feito; deixa de comer o que gosta, muitas vezes come o que não gosta, passa fome, passa vontade e pensa em comida 24 horas por dia!

Depois de um tempo você percebe que o foco, a força de vontade e a fé surtiram efeito, pois a balança aponta alguns quilos a menos. Sua autoestima aumenta, você volta a se alimentar e, como um passe de mágica, todos os quilos estão de volta.

Você se sente péssimo, percebe que precisa retomar a dieta novamente e o ciclo se refaz.

A razão de ganhar peso novamente é que o nosso cérebro não aceita restrição, em eminência de perigo ele diminui o metabolismo e aumenta a sensação da fome. A dieta faz uma verdadeira bagunça no nosso metabolismo; a partir de agora seu gasto energético está menor do que quando começou, e a sua fome e obsessão por alimentos antes proibidos agora está à flor da pele.

A culpa não é sua! É justamente da dieta, uma folha de papel, a princípio inofensiva, que se tornou um verdadeiro vilão!

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

12 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR O CONSUMO DE VEGETAIS

October 30, 2018

O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE O JEJUM INTERMITENTE

June 14, 2018

FESTA JUNINA, O SABOR DE UMA TRADIÇÃO

June 5, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload